Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lançada campanha contra venda de votos em MS

    Objetivo é alertar a população de que compra e venda de votos é crime

    “Voto não tem preço, tem consequência”. Foi com essa frase que os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MP/MS) de Mato Grosso do Sul e a Associação Sul-Matogrossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) lançaram a campanha contra a corrupção eleitoral. A abertura aconteceu na manhã de hoje (24) no auditório da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul.

    Estiveram presentes o procurador chefe do MPF/MS, Pedro Paulo Grubits; a procuradora regional eleitoral, Danilce Vanessa Camy; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Josué de Oliveira; o coordenador das Promotorias Eleitorais, Edgar Roberto de Miranda; o presidente da ASMMP, Alexandre Magno Lacerda e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, entidade que apoia a campanha pelo voto consciente.

    A campanha conta com materiais impressos, que estão sendo distribuídos para a população, e de boletins de rádio e vídeos, que serão veiculados nos principais meios de comunicação. O objetivo é chamar a atenção dos cidadãos para a importância de boas escolhas e para os prejuízos do comércio de votos. Os materiais que serão distribuídos durante a campanha lembram o eleitor que, ao trocar seu voto por pequenos favores pessoais, ele ajuda a eleger um candidato corrupto, que não respeita as leis e que certamente vai exercer seu mandato buscando satisfazer apenas seus próprios interesses.

    (Da esq. p. dir.) Alexandre Magno, Josué de Oliveira, Danilce Vanessa Camy, Pedro Paulo Grubits, Edgar Miranda e Sérgio Longen

    Após o lançamento, os participantes realizaram a primeira ação da campanha, que consistiu na adesivagem de carros na principal avenida de Campo Grande, com a participação dos procuradores e promotores do Ministério Público Eleitoral. Também estão previstas panfletagem nos terminais de ônibus urbano de Campo Grande e palestras nas associações de bairro.

    A procuradora regional eleitoral Danilce Vanessa Camy ressaltou que “o dinheiro usado para compra de votos não podem ser contabilizados nos gastos de campanha, que são apresentados à Justiça Eleitoral. Por isso, ele sai do chamado caixa dois; além disso, quem gasta com esse tipo de corrupção, acaso eleito, provavelmente vai tentar reaver esses valores também de forma ilícita. É uma bola de neve que começa com o eleitor vendendo seu voto”, afirma.

    Edgar Miranda, coordenador das promotorias eleitorais ressaltou que a campanha acontece em todo o estado e que a ideia é sair dos gabinetes e ir às ruas. Ele lembra que quem vende o voto, além de cometer crime, fica sem direito a cobrar melhorias nas escolas ou na área de saúde”.

    A campanha também pretende estimular denúncias de condutas ilícitas na campanha eleitoral. As notícias nesse sentido pode ser comunicadas através do disque-denúncia do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) pelo telefone (67) 3326-0001, inclusive aos finais de semana, ou pelo site www.pre.prms.mpf.gov.br

    Clique aqui para ver mais fotos.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul

    (67) 3312-7265 / 9297-1903

    (67) 3312-7283 / 9142-3976

    www.prms.mpf.gov.br

    ascom@prms.mpf.gov.br

    www.twitter.com/mpf_ms

    • Publicações647
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lancada-campanha-contra-venda-de-votos-em-ms/100071203

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)